UA-238196781-1 Como tornar o seu jardim acolhedor em poucos passos — A3banho
Pular para conteúdo
Como tornar o seu jardim acolhedor em poucos passos

Como tornar o seu jardim acolhedor em poucos passos

Na hora de transformarmos um determinado espaço em lar, por vezes pode surgir uma certa dificuldade em transparecer essa mesmo sensação para a zona exterior. De forma a suscitar a imaginação e criatividade, propomos algumas dicas, soluções e possíveis planos para ajudá-lo nesse sentido.
Num primeiro passo, é necessário perceber qual o tema que queremos que o jardim represente; ou seja, toda a área deverá ser harmonizada e pensada de forma a seguir um esquema de cores e estilo. Várias estéticas podem ser aplicadas, dependendo do seu gosto pessoal: elegante, minimalista, vintage, entre tantas outras.
 
Após definir então qual o ambiente pretendido, comecemos pela divisão do espaço em duas principais áreas: zona de lazer/entretenimento e zona de refeição.
  1. Na zona de lazer/entretenimento há elementos essenciais para proporcionar um momento de relaxamento. Referimo-nos por exemplo a espreguiçadeiras, baloiços ou sofás de jardim. Pode ver nas seguintes imagens algumas sugestões que se adequariam perfeitamente:

  

Sem dúvida que, para tornar o ambiente mais acolhedor, aconselhamos a experimentar diferentes adereços de textura, tais como almofadas, mantas, velas, e ainda luzes LED- um must em espaços exteriores. Vasos e floreiras também criam uma sensação de tranquilidade e acrescentam valor ao seu espaço:
       
Na zona de refeição, uma dica seria conduzir essa mesma área como se de uma parte interior da casa se tratasse. O objetivo é que haja uma ligação entre a mobília que propicie um momento de partilha e a típica "conversa à volta da mesa". De seguida, à tradicional zona de refeição, adicionamos um toque exterior, fazendo uso então de elementos próprios de jardim. Como é possível ver na seguinte sugestão, onde poderíamos optar por um conjunto de mesa retangular: 
  
Uma ótima opção seria ainda uma tenda, excelente para os dias de muito sol ou, pelo contrário, de chuva miudinha. Os têxteis de motivo exterior são tecidos desenhados para as diferentes temperaturas, portanto resistentes às diferentes estações do ano. Este é um aspeto a ter em consideração na compra dos mesmos.
 
Dependendo do gosto pessoal, uma lareira exterior (Fire Pit) seria uma ótima adição à zona de convívio, para aquecer nas noites mais frias. Assim como na área de lazer, um cesto com livros junto à espreguiçadeira poderia ser um aliado para retomar o hábito da leitura.
      
É importante relembrar que para uma área ser considerada acolhedora, não significa necessariamente que o seu tamanho seja uma influência. O que é realmente crucial é a forma como a mesma é aproveitada, desde os seus tons à sua disposição. Também nas áreas da construção e decoração, menos pode ser mais, e uma apresentação cuidada e suave ao olhar pode percorrer um grande caminho!
Artigo anterior Quais as diferenças entre churrasqueiras a lenha, carvão e gás?
Próximo artigo Qual a potência necessária para aquecer a minha casa?

Deixe um comentário

* Campos obrigatório