Pular para conteúdo
Quais as diferenças entre churrasqueiras a lenha, carvão e gás?

Quais as diferenças entre churrasqueiras a lenha, carvão e gás?

Nos dias em que o Sol brilha, o que apetece é cozinhar uma boa refeição ao ar livre para toda a família. Nesse caso, a churrasqueira é a sua melhor amiga. Só falta mesmo é decidir qual se adapta melhor à sua casa e, não menos importante, ao seu estilo de vida.

Churrasqueira a Lenha

A lenha foi o primeiro combustor conhecido pelo ser humano e, apesar de ao longo do tempo termos descoberto outros elementos que facilitam a criação de fogo, a lenha continua a beneficiar de características que a tornam o combustor de eleição de muitos cozinheiros.

O facto da lenha demorar mais a inflamar, quando comparado com gás e carvão, garante-lhe temperaturas mais quentes e constantes. Isto, aliado às propriedades aromáticas da lenha, uma churrasqueira a lenha garante uma maior capacidade de defumação e de aromatização dos alimentos..

Em termos estruturais, é muito similar à churrasqueira de carvão, contudo possui placas de aço mais altas para proteger a estrutura das temperaturas altas que a madeira proporciona.

Churrasqueira a Carvão

A churrasqueira de carvão é uma versão mais versátil da churrasqueira a lenha, uma vez que também consegue aromatizar a carne, ainda que não com a mesma intensidade.

O carvão é também um combustor mais prático e fácil de se adquirir, basta ir a qualquer supermercado comprar um saco deste produto.

Contrariamente à lenha, o carvão é facilmente inflamável e permite que se consiga rapidamente recuperar as chamas, basta colocar mais carvão que o fogo logo ressurge. Com isto, o aquecimento torna-se também mais rápido, tornando a churrasqueira a carvão uma excelente opção para quem quer ter a experiência de uma refeição cozinhada na brasa sem perder muito tempo.

Churrasqueira a Gás

Das 3 opções, a churrasqueira a gás é a mais rápida e fácil de manusear, basta pressionar um botão para acender.

Os seus queimadores são alimentados por uma botija de gás. Assim, e tal como nos fogões de cozinha, a intensidade das chamas é facilmente regulada pelos botões que a churrasqueira a gás possui.

Dado conseguir atingir temperaturas mais altas, é uma excelente opção para preparar refeições maiores ou que exijam mais tempo de preparação.

A churrasqueira a gás tem também um termómetro incorporado que permite medir a temperatura, garantindo assim o sabor ideal das refeições para toda a família.

Próximo artigo Como tornar o seu jardim acolhedor em poucos passos

Deixe um comentário

* Campos obrigatório