Pular para conteúdo
Recuperadores de Calor, Salamandras ou Caldeiras. O que escolher?

Recuperadores de Calor, Salamandras ou Caldeiras. O que escolher?

     Desde a pré-história que o fogo acompanha o Homem. O domínio do fogo tornou-se fulcral para o desenvolvimento e evolução do ser humano e do seu estilo de vida, refletindo-se, por exemplo, em novas formas de cozinhar que permitiram enriquecer a sua alimentação, utilização do fogo para a elaboração de utensílios mais trabalhados e claro, para se aquecerem e mais tarde para tornar as suas casas mais cómodas. Por isso não admira que o Homem continue a gostar do conforto de uma boa fogueira para lhe fazer companhia nas longas noites de Inverno ao mesmo tempo que aquece o seu lar.

     Atualmente existem inúmeras soluções de aquecimento para a sua casa, cada uma com as suas vantagens, causando dúvidas ao consumidor na hora de escolher qual a que melhor se adapta às suas necessidades e às características da sua casa.

     Três das soluções mais procuradas entre os consumidores são os Recuperadores de Calor, as Salamandras e as Caldeiras.

     Estes equipamentos quando comparados dentro do mesmo sistema de aquecimento (aquecimento central ou aquecimento local) apresentam duas diferenças que são relativas à sua instalação e ao seu design. O melhor ou pior desempenho destes equipamentos irá depender somente dos atributos individuais de cada produto e do tipo de combustível que irá utilizar, e não da categoria em que se insere o artigo que vai escolher.

     Enquanto a salamandra apenas necessita de um tubo que conduza os fumos para o exterior, no caso do recuperador de calor é necessário embuti-lo numa parede e construir uma chaminé. Desta forma, as salamandras mostram-se ser uma excelente opção para quem não pretende realizar muitas obras e alterações na sua sala, enquanto que o recuperador é ideal para quem já tem uma estrutura preparada como é o caso das lareiras convencionais e que pretende remodelar esse local ou para consumidores que tencionam construir de novo.

     Neste momento tanto as salamandras como os recuperadores já estão disponíveis com vários designs, desde os tradicionais aos mais sofisticados, sendo que geralmente as salamandras apresentam mais opções de escolha a nível da cor e de formatos diferentes dos modelos tradicionais.

     As caldeiras são utilizadas apenas para aquecimento central, ao contrário do que acontece com os recuperadores de calor e as salamandras que têm produtos adequados tanto para ambos os tipos de aquecimento (central e local).

     As caldeiras possuem um sistema de instalação semelhante aos das salamandras, ou seja, quando o edifício já se encontra preparado para ter um sistema de aquecimento central, apenas será necessário colocar um tubo para a saída de fumos. A nível estético, as caldeiras, são menos apelativas para se colocar numa sala, porque geralmente não permitem ver a chama e não possuem um design tão delicado como os modelos de recuperadores de calor e de salamandras.

Artigo anterior Como se candidatar ao Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis 2021?

Deixe um comentário

* Campos obrigatório